Dia internacional da síndrome de down


Dia internacional da síndrome de down

O que é?

A síndrome de Down, ou trissomia do 21 é uma alteração genética que ocorre na formação do bebê, mais precisamente na divisão cromossômica acarretando um conjunto de sinais e sintomas específicos dos indivíduos portadores. No entanto é necessário dentro dessas particularidades considerar cada caso individualmente, pois apesar das crianças, jovens e adultos com síndrome de Down possuírem algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, apresentam personalidades e capacidades diferentes e únicas.

Há muito mais em comum entre pessoas com síndrome de Down e o resto da população do que diferenças, por não se tratar de uma doença, mas sim uma condição genética associada a questões que devem ser compreendidas para um tratamento adequado.

Se você é pai ou mãe de uma pessoa com Síndrome de Down, o mais importante é descobrir que seu filho pode alcançar um bom desenvolvimento de suas capacidades pessoais conquistando aos poucos sua autonomia. Ele é capaz de amar, aprender, se divertir e trabalhar poderá ler e escrever e deverá ir à escola como qualquer outra criança, devendo-se apenas respeitar seu tempo e limitações que como qualquer outro individuo ele terá, e com a ajuda de profissionais capacitados, vencer em equipe cada desafio, e porque não, limitações? Assim sendo poderão desempenhar um papel próprio e digno na sociedade e no mercado de trabalho.

 

Quais são os fatores de risco?

  • Antecedentes familiares
  • Desordem cromossômica em um dos pais
  • Idade materna acima de 30 anos e paterna acima de 55 anos
  • Mesma probabilidade para ambos os sexos

Incidência:

Grávidas com 30 anos = 1 caso para 1.000 nascidos vivos

Grávidas com 35 anos= 1 caso para 400 nascidos vivos

Grávidas com 40 anos= 1 caso para 100 nascidos vivos

Grávidas com 45 anos ou mais= 1 caso para 30 nascidos vivos

 

O que fazer com a descoberta na gravidez?

Existe sempre uma grande expectativa em torno de uma nova vida, preparativos para a chegada do tão esperado novo membro da família e em relação às características e vida da criança que está por vir. Os pais fazem planos para a vida dos filhos desde o momento da descoberta da gravidez, e claro que nunca se espera uma má formação, síndrome ou qualquer outra condição que fuja ao padrão.

Por tudo isso, o melhor a se fazer diante da descoberta de um bebê portador da Síndrome De Down é primeiramente se informar a respeito de tudo que envolva a síndrome, é importante que os pais, busquem conhecer a fundo como é a vida das pessoas que vivem com ela, suas limitações e conquistas e saber ainda que seu filho apesar de características físicas comuns a outras pessoas com Down, será único, com suas próprias capacidades, dificuldades e escolhas. Saiba que seu filho poderá um dia se casar e ter seus próprios filhos como qualquer outra pessoa e que claro você também deverá aprender a lidar com a autonomia dele.

O fonoaudiólogo pode contribuir grandemente no desenvolvimento dessas pessoas, tratando os possíveis distúrbios de fala ou escrita, atraso motor bem como nas dificuldades relacionadas às funções como mastigação, deglutição, respiração, hipotonia muscular da face e auxiliando ainda no seu desenvolvimento social.

Jéssyka T. Arruda

Fonoaudióloga

CRFa 6 9615-MT




Deixe seu Comentário

Outras Postagens

Curiosidades sobre a gagueira

Curiosidades sobre a gagueira

Dra Jessyka Tawane Arruda fala sobre as duvidas frequentes em relação a gagueira.  

10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A TIREOIDE

10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA...

Com forma bem parecida com a de uma borboleta, a glândula tireoide é localizada na parte anterior do pescoço,...

Dia do Cliente - 15 de Setembro

Dia do Cliente - 15 de...

DIA DO CLIENTE 2015    Mais que uma homenagem a nossos clientes, queremos mostrar o quanto eles são...

SOS Medicina e Cidadania

SOS Medicina e Cidadania

No período de 26/01/2015 a 06/02/2015 de segunda a sexta feira, a SOS Medicina Clínica e Ocupacional está...

Ultimas Postagens

Dr. Emanuel Vieira Leite de Figueiredo

Dr. Emanuel Vieira Leite de...

Atendimento do Dr. EMANUEL VIEIRA LEITE DE FIGUEIREDO – CRM-MT 7687 CIRURGIA VASCULAR E ENDOVASCULAR Tratamento de...

S.O.S Medicina ganha prêmio Destaque Empresarial

S.O.S Medicina ganha prêmio...

A SOS MEDICINA CLINICA E OCUPACIONAL agradece aos clientes, parceiros e colaboradores por mais um reconhecimento importante. Foi...

Campanha Novembro Azul - 2017

Campanha Novembro Azul - 2017

  Veja abaixo o panfleto em alta qualidade!

© SOS Medicina Todos os direitos reservados. Designed & developed by Studio Art Real