Dia Internacional da conscientização sobre o Ruído


Dia Internacional  da conscientização sobre o Ruído

No dia 27 de abril será comemorado em todo o Brasil o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. A data está sendo celebrada no Brasil desde 2008, com o objetivo de mostrar a toda população brasileira a importância da atenção constante aos efeitos da exposição aos ruídos excessivos.

É mais fácil perceber que definir o termo ruído, porém, uma definição aceitável é que ruído é qualquer som indesejável, desagradável e que perturba, tanto de forma física como de forma psicológica para todo aquele que percebe o ruído, ou seja, para aquele que o ouve.
O ruído varia na sua composição naquilo que se refere à frequência, intensidade e duração. Como conceito, é o som ou a mistura de sons que são capazes de causar dano à saúde de quem o percebe. Ou seja, ruído é um som ou um conjunto de sons desagradáveis ao ouvido dos indivíduos.

Hoje um dos principais problemas enfrentados pela civilização é a poluição sonora e, apesar do excesso do barulho a que estamos expostos, principalmente nas grandes cidades, os impactos na saúde são silenciosos. Trabalhadores, motoristas e pedestres, comerciantes, artistas, estudantes e crianças, praticamente todo cidadão sofre com estresse, doenças cardíacas, problemas auditivos devidos a exposição ao ruído que podem levar à surdez, doenças do aparelho digestivo e neurológicos. São tantas as doenças relacionadas ao excesso de ruídos que fica difícil listar. Sem falar no baixo desempenho profissional, baixa de vendas em pontos comerciais, absenteísmo nas empresas, aposentadorias precoces…

É preciso discutir sobre a poluição sonora e, acima de tudo, é preciso informar crianças e jovens, estudantes do ensino fundamental e médio, sobre o seu papel na construção de um futuro mais sadio.

Isso inclui conscientização sobre os efeitos do ruído na saúde, na qualidade de vida, no meio ambiente, bem como a conscientização sobre a responsabilidade de cada um em reduzir o ruído gerado pelas atividades diárias.

 

 Por: Adriana Araujo

Fonoaudióloga

CRFa.6-9728/MT

 

 

 




Deixe seu Comentário

Outras Postagens

Treinamento de Primeiros Socorros - SOS Medicina

Treinamento de Primeiros...

Treinamento de Primeiros Socorros - SOS Medicina  No dia 31/08/2016 foi realizado treinamento de Primeiros Socorros da SOS...

Noite Rosa 2016

Noite Rosa 2016

Você está convidado para participar desse dia tão importante para a Concientização da...

Treinamento de Primeiros Socorros  - SOS Medicina Clínica & Ocupacional

Treinamento de Primeiros...

Treinamento de Primeiros Socorros da SOS Medicina Clínica & Ocupacional,  organizado pelo técnico de...

““6 ANOS DE VIDA – SOS MEDICINA CLINICA E OCUPACIONAL””

““6 ANOS DE VIDA – SOS...

““ 6 ANOS DE VIDA – SOS MEDICINA CLINICA E OCUPACIONAL ””   Hoje, festejamos o nosso 6...

Ultimas Postagens

Dr. Emanuel Vieira Leite de Figueiredo

Dr. Emanuel Vieira Leite de...

Atendimento do Dr. EMANUEL VIEIRA LEITE DE FIGUEIREDO – CRM-MT 7687 CIRURGIA VASCULAR E ENDOVASCULAR Tratamento de...

S.O.S Medicina ganha prêmio Destaque Empresarial

S.O.S Medicina ganha prêmio...

A SOS MEDICINA CLINICA E OCUPACIONAL agradece aos clientes, parceiros e colaboradores por mais um reconhecimento importante. Foi...

Campanha Novembro Azul - 2017

Campanha Novembro Azul - 2017

  Veja abaixo o panfleto em alta qualidade!

© SOS Medicina Todos os direitos reservados. Designed & developed by Studio Art Real