16 de Abril Dia Mundial da Voz


16 de Abril Dia Mundial da Voz

A sua voz é tão única quanto sua impressão digital, por isso podemos dizer que sua voz, é o seu retrato sonoro.

A voz é o principal meio de comunicação, através dela você é capaz de se expressar, transmitir uma mensagem, pensamentos e sentimentos, sendo ainda principal instrumento de trabalho de muitos profissionais, considerados “profissionais da voz”. Portanto, todos nós, e especialmente aqueles que dependem dela no trabalho, devemos cuidar bem das estruturas relacionadas ao mecanismo de emissão sonora, garantindo assim uma voz saudável e agradável ao ouvinte.

Existem fatores que podem influenciar na qualidade e saúde vocal, são eles:

  • Os distúrbios emocionais, o estresse, as mudanças de vida e os extremos da personalidade são fatores causadores de relaxamento ou contração excessiva das pregas vocais.
  • O cigarro e o álcool (sem falar nas drogas) são fatores que causam a irritação das pregas vocais, sendo inclusive, causadores de câncer da laringe.
  • Os ambientes muito refrigerados, a poluição ambiental, a umidade alta e as variações de temperatura são, em nosso meio, potenciais agressores da função fonatória.
  • Os distúrbios hormonais (tireoide) e os digestivos, especialmente aqueles ligados ao refluxo de secreções ácidas do estômago, também podem causar processos inflamatórios ao nível da laringe.
  • Doenças das vias respiratórias, como alergias, rinossinusites, faringites e traqueobronquites, também agridem diretamente as pregas vocais, causando laringites e consequentemente rouquidão (se tiver rouquidão por mais de 15 dias procure um médico).
  • O uso inadequado e exagerado da voz, que causa atrito mecânico entre as pregas vocais leva á formação de pólipos e nódulos, que interferem no bom fechamento das pregas vocais.

Fatores como a idade, peso, sexo e respiração também possuem relação direta com a voz. Como todas as demais estruturas e funções do corpo humano, a voz também envelhece. O sobrepeso comprime as pregas vocais gerando modificações no padrão habitual de voz atuando ainda sobre a respiração que se torna à medida que o peso aumenta, mais ineficiente. A respiração é um dos principais influenciadores na voz, uma vez que esta é produzida pela vibração das pregas vocais, causada pelo atrito entre elas e o ar que sai dos pulmões.

Existem cuidados básicos que podemos e devemos ter em relação à voz:

  • Falar devagar, sem gritar e sem esforço;
  • Evitar falar em lugares muito ruidosos, quando estiver ouvindo música abaixe o volume se quiser falar com alguém;
  • Manter uma boa respiração evitando falar ao praticar exercícios físicos como a corrida, ginástica, futebol, além de não grunhir durante as atividades físicas;
  • Beber muito líquido de preferência em temperatura natural, não exagerando na quantidade de alimentos muito gelados (sorvetes e refrigerantes), principalmente quando o corpo estiver quente, o que pode causar choque térmico, o melhor é engolir devagar, esperando o líquido esquentar um pouco na boca;
  • Evitar lugares muito poluídos, pois a poeira, o mofo e cheiros fortes podem irritar as pregas vocais;
  • Usar roupas adequadas, pois alguns tipos de roupas como, por exemplo, golas altas e justas na garganta e calças apertadas na cintura podem atrapalhar uma respiração eficiente e consequentemente uma boa produção vocal.
  • Cuidado com o pigarro, tosse e choro, pois agridem as pregas vocais.
  • Beber no mínimo 2 litros de água (preferencialmente em temperatura ambiente) diariamente, “sempre em pequena quantidade por vez” assim você garante que suas pregas vocais estarão hidratadas o dia todo.

  • Comer frutas cítricas, como a maçã, que promove a limpeza das pregas vocais, auxiliando em uma produção vocal limpa.
  • Quando for utilizar a voz por muito tempo, ministrar palestras, seminários, canto entre outras situações que exijam uma boa voz, evite consumo de alimentos como chocolate, e derivados do leite, pois aumentam a secreção nas pregas vocais comprometendo a qualidade vocal.

Agora ficou mais fácil perceber que a voz é uma função preciosa e merece cuidados especiais, por isso o dia 16 de abril ficou marcado como dia mundial da voz, para que especialmente nesse dia possamos relembrar sua importância, compartilhar informações relevantes para mantê-la saudável e advertir quanto a doenças comuns que podemos prevenir e/ou tratar precocemente.

      Fonoaudióloga

Jéssyka Tawane de Arruda

       CRFa 6 9615 MT




Deixe seu Comentário

Outras Postagens

TABAGISMO

TABAGISMO

TABAGISMO   O que é?   O tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham...

Treinamento de manuseio de agrotóxico

Treinamento de manuseio de...

A SOS Medicina Clínica e Ocupacional oferece o treinamento de agrotóxicos, proporcionando a...

7 de abril dia mundial da saúde

7 de abril dia mundial da...

Diabetes é o tema do Dia Mundial da Saúde Sete de abril é o Dia Mundial da...

““6 ANOS DE VIDA – SOS MEDICINA CLINICA E OCUPACIONAL””

““6 ANOS DE VIDA – SOS...

““ 6 ANOS DE VIDA – SOS MEDICINA CLINICA E OCUPACIONAL ””   Hoje, festejamos o nosso 6...

Ultimas Postagens

Dr. Emanuel Vieira Leite de Figueiredo

Dr. Emanuel Vieira Leite de...

Atendimento do Dr. EMANUEL VIEIRA LEITE DE FIGUEIREDO – CRM-MT 7687 CIRURGIA VASCULAR E ENDOVASCULAR Tratamento de...

S.O.S Medicina ganha prêmio Destaque Empresarial

S.O.S Medicina ganha prêmio...

A SOS MEDICINA CLINICA E OCUPACIONAL agradece aos clientes, parceiros e colaboradores por mais um reconhecimento importante. Foi...

Campanha Novembro Azul - 2017

Campanha Novembro Azul - 2017

  Veja abaixo o panfleto em alta qualidade!

© SOS Medicina Todos os direitos reservados. Designed & developed by Studio Art Real