10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A TIREOIDE


10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A TIREOIDE

Com forma bem parecida com a de uma borboleta, a glândula tireoide é localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão. Reguladora da função de importantes órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina).

 

Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo,  ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio.

 

Confira, abaixo, as 10 coisas que você precisa saber sobre Tireoide.

 

1 – A tireoide atua no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, no peso, na memória, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, na concentração, no humor e no controle emocional.

 

2 – Quando ocorre o hipotireoidismo, o coração bate mais devagar, o intestino não funciona corretamente e o crescimento pode ficar comprometido.

 

3 – Diminuição da memória, cansaço excessivo, dores musculares e articulares, sonolência, aumento dos níveis de colesterol no sangue e depressão também são sintomas de hipotireoidismo.

 

4 – No caso de hipertireoidismo, que geralmente causa emagrecimento, o coração dispara, o intestino solta, a pessoa fica agitada, fala demais, gesticula muito, dorme pouco, sente-se com muita energia, embora também esteja cansada.

 

5 – Em um adulto, a tireoide pode chegar a até 25 gramas.

 

6 – Disfunções na tireoide podem acontecer em qualquer etapa da vida e são de simples de se diagnosticar. Além disso, elas podem ocorrer mesmo sem o bócio.

 

7 – O reconhecimento de um nódulo na tireoide pode salvar uma vida. Por isso, a palpação da glândula é de fundamental importância. Se identificado o nódulo, o endocrinologista deve solicitar uma série de exames complementares para confirmar ou descartar a presença de câncer.

 

8 – Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida. Mas isso não significa que sejam malignos. Apenas 5% são cancerosos.

 

9 – Além de se parecer com uma borboleta, a tireoide também lembra o formato de um escudo. Daí o surgimento de seu nome: uma aglutinação dos termos thyreós (escudo) e oidés (forma de).

 

10 – Algumas crianças podem nascer com hipotireoidismo. Para detectá-lo, é realizado o chamado Teste do Pezinho, que deve ser feito, preferencialmente, entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê.

 

Fonte: http://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-tireoide/

 

Eliane Remedi Bracale - Biomédica 




Deixe seu Comentário

Leila alves

16/03/16

Tenho tds os sitomas mas ganho peso mesmo com dieta porque


Ilza lemos

22/03/16

Tenho esse problema eu fico um dia boa e outro mal muito estresada e fico só na balança engordo com muita facilidade como é difícil


Divina

24/03/16

Gostei muito de saber. Gostaria de mais informações sobre doenças. Obrigada


Outras Postagens

Palestra de Diabetes da Cacau Show

Palestra de Diabetes da Cacau...

Palestra de Diabetes dia 29 de junho de 2015 na SOS Medicina Clínica e Ocupacional,  organizado pelo...

Treinamento de Primeiros Socorros / Fazenda Santa Paula II

Treinamento de Primeiros...

Treinamento de primeiros socorros Conforme norma regulametadora NR-7 no dia 04 de abril de 2015 na sede da fazenda Santa Paula...

Pit Stop - Campanha Outubro Rosa 2016

Pit Stop - Campanha Outubro...

No dia 01 de outubro realizamos o Pit Stop inicial da nossa Campanha do Outubro Rosa. Agradecemos aos apoiadores e todos os...

Ultimas Postagens

Dr. Emanuel Vieira Leite de Figueiredo

Dr. Emanuel Vieira Leite de...

Atendimento do Dr. EMANUEL VIEIRA LEITE DE FIGUEIREDO – CRM-MT 7687 CIRURGIA VASCULAR E ENDOVASCULAR Tratamento de...

S.O.S Medicina ganha prêmio Destaque Empresarial

S.O.S Medicina ganha prêmio...

A SOS MEDICINA CLINICA E OCUPACIONAL agradece aos clientes, parceiros e colaboradores por mais um reconhecimento importante. Foi...

Campanha Novembro Azul - 2017

Campanha Novembro Azul - 2017

  Veja abaixo o panfleto em alta qualidade!

© SOS Medicina Todos os direitos reservados. Designed & developed by Studio Art Real