02 DE ABRIL DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO


02 DE ABRIL DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

Autismo é um distúrbio do desenvolvimento caracterizado por alterações presentes em idade precoce, geralmente percebidas por volta dos 2 ou 3 anos de idade, com grande impacto nas áreas importantes do desenvolvimento humano como a comunicação, interação social, capacidade de aprender e se adaptar. Embora tenhamos atualmente maior divulgação a respeito do autismo, ele ainda deixa muitas perguntas sem respostas, como curioso fato da aparência totalmente normal, apesar das possíveis graves alterações e a dificuldade em relação ao diagnóstico mesmo que agora saibamos não se tratar de um fenômeno raro como se pensava há algumas décadas atrás.

 

INCIDÊNCIA, PREVALÊNCIA E CAUSA.

De acordo com estudos recentes, o autismo é 4 vezes mais comum em homens do que em mulheres e quanto a prevalência, estima-se que haja 1 caso para 150 nascidos vivos. Não se sabe ao certo a causa do autismo, mas acredita-se que haja anormalidades em alguma área cerebral ainda não definida e na origem genética.

MANIFESTAÇÕES, QUANDO E COMO AGIR?

É comum relatos de pais afirmando um comportamento normal da criança anteriormente a manifestações de sintomas, no entanto acredita-se que a alteração já acompanhe a criança mesmo nos primeiros anos de vida. Os relatos mais comuns são o comportamento excessivamente calmo e sonolento ou choro sem motivo aparente por longo período de tempo. A rejeição ao colo e carinho dos pais e demais membros da família também fazem parte das queixas, seguidos de cada vez mais achados conforme o crescimento e o esperado para a idade da criança.

Os pais deverão perceber que a criança não expressa suas emoções e sentimentos, não apontam no sentido de compartilhar, não adquire a habilidade de se comunicar por gesto como as demais crianças e percebe-se ainda a ausência de contato tátil (o tocar), ocular (olho no olho) ou cumprimentos.

É comum surgirem estereotipias, como movimentos repetitivos com as mãos ou corpo e hábitos como morder-se, morder as próprias roupas, puxar os cabelos, ou atirar-se contra parede e objetos. Essas manifestações não estarão necessariamente juntas em um mesmo individuo, e a presença ou não delas ajuda a classificar o grau que varia de leve a severo. No entanto manifestações isoladas não podem configurar um diagnóstico conclusivo.

O mais importante, é que diante de comportamentos como os descritos acima, os pai procurem ajuda profissional para que se faça um diagnóstico seguro, preciso e consequentemente haja uma intervenção terapêutica e/ou medicamentosa precisa. É importante lembrar, que quanto antes houver um diagnóstico, mais cedo pode-se fazer um plano de tratamento, e melhores serão os resultados, podendo-se criar condições favoráveis a um bom desenvolvimento das habilidades globais do autista. Nesse sentido, o fonoaudiólogo atua em conjunto com uma equipe interdisciplinar no desenvolvimento da comunicação, oral, escrita e gestual, na interação social, entre outras áreas possivelmente afetadas.

 

DRA. JÉSSYKA TAWANE DE ARRUDA

FONOAUDIÓLOGA

CRFa 6-9615-MT




Deixe seu Comentário

Outras Postagens

Panfleto Educativo - Auto-exame da mama

Panfleto Educativo -...

“Este planfleto  mostra o quanto é fácil fazer o auto exame da mama e assim identificar precocemente um...

Treinamento SOS Medicina  - D' Olho na Empresa

Treinamento SOS Medicina -...

Treinamento SOS Medicina Clinica & Ocupacional    No dia 7 de novembro de 2015 a SOS Medicina Clínica e...

Exames toxicológicos para pre-admissão e desligamento de motoristas das categorias C, D e E

Exames toxicológicos para...

Atenção empresa contratante de motoristas CLT A Lei 13.103 de 2015 instituiu a obrigatoriedade de exames...

Campanha Novembro Azul - 2017

Campanha Novembro Azul - 2017

  Veja abaixo o panfleto em alta qualidade!

Ultimas Postagens

Dr. Emanuel Vieira Leite de Figueiredo

Dr. Emanuel Vieira Leite de...

Atendimento do Dr. EMANUEL VIEIRA LEITE DE FIGUEIREDO – CRM-MT 7687 CIRURGIA VASCULAR E ENDOVASCULAR Tratamento de...

S.O.S Medicina ganha prêmio Destaque Empresarial

S.O.S Medicina ganha prêmio...

A SOS MEDICINA CLINICA E OCUPACIONAL agradece aos clientes, parceiros e colaboradores por mais um reconhecimento importante. Foi...

Campanha Novembro Azul - 2017

Campanha Novembro Azul - 2017

  Veja abaixo o panfleto em alta qualidade!

© SOS Medicina Todos os direitos reservados. Designed & developed by Studio Art Real